domingo, 12 de abril de 2009

Planejar o Sistema Viário de Uberaba inicia com um Diagnóstico

Faço um rápido comentário sobre a Situação do trânsito na cidade de Uberaba –MG
Diagnóstico
1. Os pedestres não têm prioridade no centro da cidade e os semáforos estão programados para prioritariamente atender os veículos;
2. Não existe segurança para a circulação de ciclistas hoje considerada um veículo ecologicamente correto;
3. A cidade possui vias com alta declividade dificultando a circulação de ciclistas;
4. As vias centrais estão prioritariamente destinadas a veículos;
5. Todo veiculo pesado que se destina de um bairro para outro tem que circular pelo centro;
6. O sistema de transporte coletivo está centrado na região mais baixa da cidade sujeito a inundações;
7. As vias centrais avenidas são talvegues isto é possui córregos canalizados em seu subsolo que sujeita a riscos de inundações;
8. A circulação de veículos no centro conflita com pedestre e possui a preferência;
9. As vias nos altos da cidade são estreitas devido a sua antiguidade sem a possibilidade de formação de binários com paralelas;
10. A condição das faixas de pedestres e sua segurança ao pedestre não é respeitado pelos motoristas dos veículos;
11. A educação de trânsito está ineficiente;
12. Há poucas faixas exclusivas para alunos nas portas das escolas e o motorista não respeita a faixa no momento da travessia de alunos;
13. Existe uma evasão e resistência ao uso do transporte coletivo;
14. O número de motoqueiros está em alta e a cidade não se planejou para atendê-los;
15. Há conflito entre taxistas e mototaxis;
16. Há pouco estacionamento na região central/comercial
Alternativas
1. Criar um anel cicloviário nos divisores de água e atravessar a Avenida Leopoldino de Oliveira com um viaduto;
2. Implantar faixas de pedestres em todo o centro da cidade invertendo a prioridade para o transeunte;
3. Proibir o tráfego de veículos grandes no centro da cidade em dias comerciais;
4. Manter um processo de educação de transito em todas as escolas municipais e impor nas escolas particulares;
5. Criar estágio para pedestre em todos os semáforos centrais da cidade;
6. Estimular a implantação de pátios de estacionamentos em áreas livres no centro;
7. Abrir vias novas para veículos pesados na região periférica do centro;
8. Criar ciclovias sinalizadas na região central;

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